Clean code é importante mesmo?

Nataniel Paiva
3 min readSep 3, 2021

Fala galera, hoje eu decidi escrever sobre uma frase que está na moda em nosso contexto de desenvolvimento de software. Primeiro vamos levar algumas coisas em consideração.

  • Eu li o livro do Código Limpo de Robert C. Martin
  • Tenho uma carreira até boa com desenvolvimento, mais ou menos uns 11 anos(uma criança comparado ao Tio Bob, autor do livro).
  • Já escrevi muito código ruim!
  • Já fiz muitos sistemas que deixaram de ser usados depois de um tempo
  • Não tenho amor ao código que escrevo e também não sou fã de uma linguagem em específico.

Feita as considerações, agora quero dizer sim, o código limpo é muuito, muito importante! Isso evita muitos problemas, como por exemplo o do vídeo abaixo:

https://www.instagram.com/p/CSqCC7tDH4d/?utm_medium=copy_link

Se você pesquisar na internet, no próprio medium você vai achar muitos posts falando sobre o tema e todos explicam muito bem de forma resumida o que tem no livro do Tio Bob. Então a minha ideia é explicar sob o meu ponto de vista o quanto é importante ter um código limpo. Bom, segue alguns pontos de vista que são:

  • Independente do resumo ou post que viu sobre o tema na internet, leia o livro sem pressa!
  • É importante que você mesmo pegue suas percepções, seja um dev experiente ou não
  • Não leve isso como uma bíblia, caso você não fizer não estará cometendo pecado, só dificultando sua própria vida no dia a dia heheh

Acredito que o desenvolvimento de software não é algo tão simples, porém existem formas de deixar as coisas mais simples, não simplistas. O que quer dizer que outras pessoas podem sim elogiar o seu código, mesmo tendo sido feito na correria do dia a dia e com o seu gerente ou cliente pedindo que ele seja entregue para antes de ontem.

Olha só um exemplo simples:

Esse código diz algo para você? Bom se você olha apenas a variável você não sabe exatamente o que o código está querendo lhe dizer, somente quando lê o comentário. Ou seja, seu código não está legal!

Veja esse outro:

O código até tá me formatado, porém fica difícil olha de cara e saber o que o código está querendo lhe dizer, olha o mesmo código mas com nomes diferentes:

Pegou a diferença? Com nomes que façam sentido eu consigo bater o olho no código e entender se de fato ele está fazendo o que devia fazer, esse é apenas um dos exemplos do livro que achei super show de bola!!!

Ao meu ponto de vista o código limpo é uma filosofia, você tem que levar para a vida e todos os dias melhorar um pouco o seu trabalho. Como diz o

— Mário Sergio Cortella:

“Faça o seu melhor, não o melhor do mundo, o seu melhor, nas condições que você tem, até que tenha mais condições para fazer melhor ainda.”

Tente todos os dias praticar e melhorar o seu código com as várias dicas que estão descritas no livro, pois com certeza você se tornará um programador muito melhor e finalmente vão elogiar o código que você fez ao invés de reclamar que o código está sem condições de manutenção.

Espero ter ajudado alguém! Vou deixar uns links de blogs e vídeos que falam sobre o assunto, mas lembrando. Leia o livro com calma!

Links muito bons sobre o assunto:

--

--

Nataniel Paiva

Líder de Engenharia na CWI Software que ama programar e aprender novas tecnologias! Já usei Angular, Laravel, Spring Boot, React Native, Python, Go e etc...